Graduação

Fisiologia Pagina principal

O Instituto de Biologia da UFBA abriga desde 2000 o Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento e em 2007 foram reconhecidas pela CAPES os cursos novos de Doutorado em Ecologia e Biomonitoramento e o Mestrado em Diversidade Animal

Melhores informações sobre o Mestrado em Diversidade Animal se encontram aqui: www.diversidadeanimal.bio.ufba.br

Melhores informações sobre o Mestrado e Doutorado em Ecologia e Biomonitoramento se encontram aqui: www.ecologia.ufba.br

Disciplina oferecida no PPG em Diversidade Animal:

CÓDIGO

 NOME 

C. HORÁRIA

DOCENTE

HORÁRIO

 

Evolução da estrutura corpórea dos Cordados

34h T - 34h P

à definir

à combinar

EMENTA: Filogenia e história evolutiva dos Cordados, abordando de maneira comparada as principais mudanças morfológicas e funcionais observadas no plano estrutural dos Chordata ao longo de sua evolução, com ênfase nos Craniata e nos sistemas músculo-esquelético, digestório, cárdiorespiratório, excretor, reprodutor e nervoso. OBJETIVOS A disciplina tem como objetivo ensinar ao aluno a morfologia dos vertebrados, enfatizando a evolução da função dos sistemas de locomoção, digestão, circulação, respiração, excreção, reprodução e nervosa. Será utilizado uma abordagem comparativa, apresentando representantes dos táxons mais importantes dos vertebrados.

METODOLOGIA: Serão utilizados aulas teóricas para a apresentação do conteúdo programático e aulas práticas para o aprofundamento do conhecimento. Nas aulas práticas os alunos serão divididos em grupos de dois ou três e receberão um animal para a preparação do mesmo. Serão utilizados representantes dos seguintes táxons para preparação: Elasmobranchii, Teleosteo, Amphibia, Squamata, Testudines, Mammalia, Aves. Durante o curso, cada grupo trabalhará somente no representante de um único táxon, preparando, analisando e desenhando os sistemas de locomoção, digestão, circulação, respiração, excreção, reprodução e nervosa. No final da preparação de cada sistema, cada grupo apresentará as características mais importantes do grupo estudado.O desempenho dos alunos será avaliada através de testes ao longo da disciplina e/ou através de uma prova final. 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 

1. Bauplan de um Vertebrado e Filogenia do grupo

2. Sistema de locomoção: Esqueleto axial, musculatura abdominal, Elementos ósseos e músculos dos apêndices

3. Sistema circulatório: Estrutura básica, artérias e veias, coração

4. Estrutura de cabeça e pescoço: Origem, ontogenia e filogenia do crânio

5. Sistema digestivo e derivados: Mandíbula, laringe, língua, brânquias, pulmões, trato digestivo

6. Sistema excretor e reprodutor: Canais renais e rins, gônadas, cloaca

7. Sistema nervoso: Sistema nervoso central, sistema nervoso autônomo, órgãos de sentido 

 

BIBLIOGRAFIA:

Goslow, G. & Hildebrand, M. 2006. Análise da estrutura dos vertebrados. Rio de Janeiro, Editora ATHENEU.

Hildebrand, M. 1995. Análise da estrutura dos vertebrados. São Paulo, Atheneu.

Höfling, E.; Oliveira, A. M. S.; Rodrigues, M. T.; Trajano, E.; Rocha, P. L. B. 1995. Chordata: manual para um curso prático. São Paulo, Edusp.

Homberger, D. G. & Walker, W. F. 2005. Vertebrate dissection. Belmont, Thompson Learning / Brooks / Cole.

Kardong, K. V. 2006. Vertebrates. Comparative anatomy, function, evolution. Boston, McGraw-Hill Book Company.

Kardong, K. V. & Zalisko, E. J. 2002. Comparative Vertebrate Anatomy - A laboratory dissection guide. New York, McGraw-Hill.

Kent, G. C. & Carr, R. K. 2001. Comparative Anatomy of the Vertebrates. New York, McGraw-Hill.

Randall, D.; Burggren, W. & French, K. 2000. Fisiologia Animal - Mecanismos e Adaptaçôes. Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan S.A.

Romer, A. S. & Parsons, T. S. 1985. Anatomia comparada dos vertebrados. São Paulo, Atheneu Editora.

Disciplina oferecida no PPG em Ecologia e Biomonitoramento:

CÓDIGO

 NOME 

C. HORÁRIA

DOCENTE

HORÁRIO

BIOA 03

Ecofisiologia de Vertebrados

68

Prof. Wilfried Klein

a combinar

OBJETIVOS: Cada tema central da disciplina (p.ex. metabolismo) vai discutir as limitações e restrições fisiológicas que o meio coloca em habitats diferentes para os vertebrados e as adaptações específicas á essas restrições.

TÓPICOS: Introdução á ecofisiologia, Métodos comparativos e experimentais, Variações no ambiente, Metabolismo, Digestão e Nutrição, Thermoregulação, Circulação, Respiração, Osmoregulação, Locomoção

 

best tracker